Se você já tem uma loja virtual há algum tempo, está sempre procurando novas formas de divulgar seus produtos e conquistar mais clientes, certo? Então, precisa aprender como anunciar no Google Shopping, uma ferramenta que já é bastante utilizada por e-commerces de todos os segmentos.
O fato é que, se a sua loja online ainda não é muito reconhecida, é muito provável que a maioria dos seus clientes venham de anúncios pagos. Dessa forma, uma boa estratégia de links patrocinados ainda é a maneira mais rápida de aumentar o seu número de pedidos.
Por isso, neste post vamos mostrar a você como é o procedimento para criar seus anúncios no Google Shopping, bem como as principais vantagens dessa ferramenta. Continue lendo e saiba como adotar essa prática para melhorar as vendas do seu negócio!
Trata-se de uma plataforma criada pela Google para divulgar os produtos das lojas virtuais de maneira mais prática e organizada. Assim, quando um usuário faz uma busca, ele encontra de imediato uma lista de produtos relacionados, separados com o nome, preço, loja e uma foto demonstrativa.
Essa lista fica localizada logo na parte de cima da loja, em formato de carrossel, com os resultados mais próximos da busca. Se a pessoa quiser visualizar mais produtos, basta clicar na seta na lateral para expandir os anúncios ou clicar no link acima das fotos.
Do contrário, caso o usuário não queira adquirir um produto, é só continuar a leitura da página. Os anúncios de links patrocinados e as páginas relacionadas à busca orgânica aparecem logo em seguida, normalmente. Ou seja, os anúncios do Google Shopping têm bem mais destaque, tanto no browser dos computadores quanto nas telas de dispositivos móveis.
Conforme vimos, o Google Shopping funciona como uma alternativa de anúncios pagos, sendo um ambiente voltado diretamente à divulgação de produtos de lojas virtuais.
O consumidor online, em geral, tem por hábito buscar os produtos dos quais precisa ou deseja através da ferramenta de busca, mais comumente o Google. Quando este usuário pesquisa algum produto no buscador, através das palavras-chave digitadas, os algoritmos da ferramenta logo apresentam a ele as opções disponíveis no Google Shopping. E, essas opções apresentadas, são compostas de anunciantes dessa modalidade.
Sendo assim, é fácil perceber como anunciar no Google Shopping pode ser um bom negócio para seu e-commerce. Uma vez que a relevância de sua loja e seus produtos esteja alta nas ferramentas de busca, seus itens poderão ser um dos primeiros a aparecer nas pesquisas dos usuários, aumentando assim, as chances de conversão de sua loja virtual.
Se você já anuncia no Adwords, deve estar se perguntando por que investir em mais uma solução. O fato é que uma boa estratégia de marketing digital deve sempre se cercar de diversas frentes para garantir melhores resultados.
Assim, é fundamental aliar os links patrocinados a outros fundamentos, como o marketing de conteúdo e o SEO.
Caso ainda não esteja convencido, confira algumas vantagens de aprender como anunciar no Google Shopping!
A ferramenta permite que os seus produtos fiquem lado a lado com o de grandes lojistas do mercado. Dessa forma, você alcança um público muito maior, de acordo com a busca realizada. Se o usuário acessar o link, a chance de efetivar a compra aumenta, visto que ele já tem interesse em adquirir os produtos.
Logo no início do texto, destacamos como anunciar no Google Shopping pode ser uma estratégia ideal para quem precisa aumentar as vendas em pouco tempo. Isso porque os anúncios são muito bem direcionados, além de bem objetivos, de modo a aproximar o usuário da compra.
Antes de criar um anúncio, pesquise o produto e compare os preços e condições oferecidas pelos seus concorrentes. Assim, dá para criar ofertas mais atrativas para os usuários, deixando sua marca mais competitiva.
A cobrança dos anúncios ocorre da mesma forma que no Adwords. Ou seja, você só paga quando alguém acessar a sua loja virtual. Dessa forma, dá para controlar melhor o seu orçamento, inclusive, estudando novas possibilidades e fazendo ajustes em cada anúncio sempre que necessário, para torná-lo ainda mais eficiente.
Como existem muitas lojas anunciando no Google Shopping, é normal pensar que os seus produtos não vão aparecer nos resultados. No entanto, dá para usar o filtro de pesquisa, que facilita ao usuário encontrar exatamente o que ele procura, dando mais chances de sua loja atingir os clientes certos.
Uma vez que seus itens são apresentados aos usuários de acordo com a relevância e compatibilidade da pesquisa, os leads que chegarão ao seu site estarão bem mais qualificados.
Isso acontece porque o consumidor está procurando exatamente pelo que você oferece e, assim, as chances de conversão são maiores. Mesmo que ele não compre exatamente no momento do acesso, sabendo criar um bom anúncio no Google Shopping, você atinge mais clientes em potencial.
Sua marca poderá marcar maior presença nas buscas, mas isso acontece de acordo, claro, com a relevância de seus anúncios. Ou seja, criando anúncios bem elaborados e com as palavras-chave corretas, sua loja virtual passa a ser exibida mais vezes para os usuários que efetuarem buscas relacionadas, aumentando a presença virtual de seu e-commerce.
Anunciar através do Google Shopping faz aumentar a presença de seu e-commerce nas buscas online, uma consequência disso é o aumento do tráfego na loja virtual. E também podemos considerar que esse é um tráfego de qualidade, uma vez que os leads são compatíveis.
Isso significa que, além de seu site angariar mais acessos, esses acessos serão de usuários que realmente procuram e têm interesse em seus produtos, o que aumenta significativamente suas probabilidades de venda!
Anúncios pagos são uma ótima alavanca para as lojas virtuais em início de operação. Por isso, entender como criar anúncios assertivos pode ser uma estratégia eficaz para divulgar sua marca na internet.
Para criar seus anúncios é preciso ter uma conta no Google Adwords e no Google Merchant Center. Portanto, o primeiro passo é acessar sua conta Adwords ou criar uma.
A partir daí, ao seguir as instruções da ferramenta, você precisará escolher suas preferências de publicidade, como os produtos que serão exibidos, o alcance regional da campanha, o orçamento diário que deseja investir, os valores que deseja pagar por cada clique e quais as redes de pesquisa onde sua marca será exibida, como busca Google, YouTube ou parceiros de pesquisa Google.
Existem dois tipos de anúncio que podem ser criados no Google Shopping: os anúncios do produto, que apresentam produtos individuais, ou então, os anúncios de demonstração, que apresentam diversos produtos relacionados num mesmo anúncio.
É preciso também conhecer bem seu público-alvo, para poder utilizar as palavras-chave adequadas, de acordo com as possíveis buscas desse público. Isso significa que, ao criar seus anúncios, você precisará escolher quais serão as palavras-chave de pesquisa que estarão relacionadas a eles.
Neste caso, se você não entender bem a respeito de seu público ou sua persona, fica mais difícil fazer uma escolha assertiva das melhores palavras.
Mais à frente, apresentaremos um passo a passo de como anunciar no Google Shopping, mas de todo modo, além das ferramentas técnicas e de SEO, é necessário também bastante criatividade e visão estratégica na criação desses anúncios.
Não existe um valor fixo pré-determinado para anunciar no Google Shopping. Na verdade, o modo de cobrança dessa ferramenta é igual ao do Google Adwords, sendo feito baseado nos lances por clique e orçamento diário.
Ou seja, o anunciante escolhe um valor máximo de orçamento diário e, por cada palavra-chave, um valor que deverá ser pago a cada clique feito em seu anúncio.
Os valores por clique variam de acordo com cada palavra-chave e são informados pela plataforma no momento da elaboração de seu anúncio, sendo debitados do orçamento diário conforme os usuários forem clicando nele.
O teto estabelecido como orçamento diário pode ser alterado a qualquer momento, assim como os valores pagos por clique. É importante dizer que esse orçamento diário é respeitado e, quando atingido, seus anúncios param de ser exibidos.
Como anunciar no Google Shopping traz essa flexibilidade orçamentária, segue sendo uma das melhores formas de divulgação de sua loja virtual.
Mas afinal, como anunciar no Google Shopping? Para você não achar que o processo é muito complicado, criamos um passo a passo bem simples:
Apesar de o processo em si ser simples, é preciso ter muita atenção a alguns atributos que são determinantes para que o Google Shopping identifique corretamente seus produtos. São eles:
Além disso, o envio pode ser feito diretamente pelo Google Shopping ou por um File Transfer Protocol (FTP). O recomendado é usar a ferramenta de transferência se o arquivo tiver mais de um megabyte (MB).
Se mesmo com essas dicas você achou o processo complicado ou demorado, é possível configurar seus anúncios no Google Shopping através da Plataforma DLoja Virtual. Ela pode ser totalmente integrada à ferramenta.
Para enviar os seus produtos, basta clicar no “painel administrativo” da plataforma, entrar em “aplicativos” e, depois, em “canais de vendas”. Então, no botão “configurar” deve-se optar por XML Google Shopping. Daí em diante, basta seguir o passo a passo da própria plataforma.
A vantagem de usar o DLoja Virtual é que não é necessário montar a lista com os produtos e todos os atributos, já que a própria plataforma se encarrega desse trabalho que, de fato, é a parte mais demorada na criação dos anúncios.
De qualquer forma, agora que você já viu como anunciar no Google Shopping e a importância dessa ferramenta, já pode contar com mais uma opção para divulgar os seus produtos. Assim, é possível aumentar suas vendas de maneira mais rápida e simplificada.
Gostou de saber como anunciar no Google Shopping? Quer entender melhor como podemos ajudar a criar seus anúncios? Então, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Deixe um comentário