Se você é um empreendedor que quer expandir seu negócio e ter sucesso no ambiente virtual, saiba que pode contar com uma tendência tecnológica que está em crescimento no mercado — a gamificação.
Em linhas gerais, essa é uma estratégia digital que tem sido bastante utilizada por muitas empresas para engajar os seus clientes. Mas, e você? Sabe como utilizar a gamificação no e-commerce? Se sua resposta for negativa, não se preocupe!
Neste post, visando impulsionar as suas vendas e potencializar a satisfação dos seus clientes, trazemos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Continue a leitura e confira!
Acredita-se que, desde a pré-história, o jogo faça parte da humanidade. As pessoas são atraídas pela competição e pela busca por recompensas, não importando a classe social ou a faixa etária. Ou seja, os jogos agradam a todo tipo de público.
Tendo isso em vista, eles começaram a ser utilizados em contextos não lúdicos. A isso deu-se o nome de gamificação — do inglês, gamification. A utilização dessa técnica teve início no marketing digital, mas, desde 2010, ela vem se espalhando de forma crescente para outros segmentos.
O envolvimento que os jogos proporcionam às pessoas tem sido utilizado como estratégia de engajamento em ambientes de trabalho — como em treinamentos corporativos e táticas de vendas; na vida pessoal — em aplicativos de corridas e de dietas, por exemplo; na área da educação — principalmente no ensino a distância e em lojas virtuais; além de muitos outros contextos.
As dinâmicas de jogos têm sido utilizadas com o objetivo de estimular a interação entre as pessoas, resolver problemas, promover o aprendizado e definir comportamentos desejáveis. Então, ficou curioso para saber quais as vantagens em adotar a gamificação no e-commerce? Vamos a elas!
O principal motivo que leva diferentes segmentos a se valerem dos jogos em seus ambientes é a boa aceitação que eles têm por parte de públicos variados. Essa receptividade é ainda melhor quando se considera as novas gerações que possuem sede por aplicativos e outros recursos tecnológicos.
Além disso, os jogos mantêm as pessoas envolvidas por um longo período e são importantes para construir relacionamentos e desenvolver a criatividade.
Muitas empresas já têm adotado essa tendência que só está começando a crescer. A Uber é um exemplo disso. O aplicativo engaja os motoristas de tal forma que eles se veem o tempo todo ligados ao trabalho.
Eles passam a enxergar o sistema de metas e de recompensas como um desafio e não mais como uma imposição. São assim estimulados a trabalhar pelo prazer da competição, pela vontade de ganhar mais e de melhorar sua avaliação.
Bonificações e avaliação dos clientes são alguns dos elementos da gamificação. Já em relação às vantagens em se utilizar a gamificação no e-commerce, alguns dos motivos que o levarão a adotar essa estratégia em seu negócio são:
Agora que você já entendeu que a gamificação pode ser utilizada para potencializar seu e-commerce e tornar sua loja mais atrativa, no próximo tópico, confira como fazer isso.
Para implantar a gamificação em seu e-commerce, você deverá saber que todo jogo tem seus princípios básicos. Assim, eles precisam apresentar:
Antes de qualquer coisa, você deve entender qual é o objetivo de implementar um jogo em sua loja virtual e qual será o objetivo dele. Eles devem levar em conta o perfil do seu cliente, bem como as características psicológicas e emocionais dele.
Assim, para que a sua estratégia de gamificação tenha sucesso, é preciso que ela faça sentido para os participantes, ou seja, para o seu público-alvo. A primeira dica é fazer um teste com um jogo mais simples para mensurar a receptividade do seu consumidor.
Um dos gatilhos fundamentais da gamificação é o sistema de recompensas. As premiações devem ser relevantes, e o jogador deve conseguir acompanhar o seu desempenho. Alguns exemplos de recompensas que vêm sendo utilizadas são o sistema de pontos, as medalhas fictícias, os programas de fidelidade ou, até mesmo, os prêmios.
É muito interessante estimular a competitividade, tendo um acompanhamento dos pontos e a medição do desempenho. Saiba que receber as recompensas faz toda a diferença para o seu cliente. Eles são atraídos pelo prazer do desafio. As pessoas querem, a todo o momento, superar-se ou superar o próximo.
Contudo, lembre-se que, para obter um bom resultado com essa estratégia, é fundamental cumprir com o que foi prometido, caso contrário, em vez de reter o cliente, é possível perdê-lo. Assim, o sistema de recompensas deve ser oferecido de forma que possa ser cumprido.
Com o feedback do cliente, você poderá proceder com as melhorias necessárias, não só relacionadas ao jogo, mas também ao seu negócio, ao seu produto ou a outros aspectos do seu e-commerce. Por isso, os dados devem ser monitorados constantemente.
Uma dica valiosa é atrelar esses jogos às redes sociais, como Facebook e Instagram. Elas são terrenos férteis para divulgar seu negócio e ganhar mais visibilidade. Outra sugestão é contar com os influenciadores digitais. Eles representam uma ótima estratégia para a geração de credibilidade e confiabilidade para a sua empresa.
Se precisar de apoio para utilizar a gamificação no e-commerce para envolver seu consumidor, saiba que existem empresas que podem dar a você todo o suporte necessário, a fim de ajudá-lo a começar a comercializar na internet ou a vender mais.
Várias empresas de sucesso estão utilizando essa técnica em seus contextos, e os resultados têm sido favoráveis. Então, não fique de fora dessa! Aproveite essa tendência que está em crescimento e seja um empreendedor virtual de sucesso!
Curtiu este post sobre gamificação no e-commerce? Continue com a visita em nosso blog e aprenda como criar um site otimizado e que gere lucros ao seu negócio. Boa leitura!
[rock-convert-cta id=”23981″]
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Deixe um comentário