Se você é um empreendedor que quer expandir seu negócio e ter sucesso no ambiente virtual, saiba que pode contar com uma tendência tecnológica que está em crescimento no mercado: a gamificação.
Em linhas gerais, essa é uma estratégia digital que tem sido bastante utilizada por muitas empresas para engajar os seus clientes. Mas, e você, como se encaixa neste cenário?
Neste post, visando impulsionar as suas vendas e potencializar a satisfação dos seus clientes, trazemos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Continue a leitura e confira!
Acredita-se que, desde a pré-história, o jogo faça parte da humanidade. As pessoas são atraídas pela competição e pela busca por recompensas, não importando a classe social ou a faixa etária. Ou seja, os jogos agradam a todo tipo de público.
Tendo isso em vista, eles começaram a ser utilizados em contextos não lúdicos. A isso deu-se o nome de gamificação — do inglês, gamification. A utilização dessa técnica teve início no marketing digital, mas, desde 2010, ela vem se espalhando de forma crescente para outros segmentos.
O envolvimento que os jogos proporcionam às pessoas tem sido utilizado como estratégia de engajamento em ambientes de trabalho (como em treinamentos corporativos e táticas de vendas), na vida pessoal (em aplicativos de corridas e de dietas, por exemplo), na área da educação (principalmente no ensino à distância e em lojas virtuais), além de muitos outros contextos.
Um dos objetivos principais da gamificação, independentemente da área, é engajar o cliente com a sua marca e até mesmo com outras pessoas em alguns casos (além, claro, da aceitação que os games possuem com públicos de faixas etárias variadas). Porém, no e-commerce ela pode ajudar em alguns pontos que abordaremos a seguir.
Ao proporcionar uma experiência gamificada ao seu cliente, você pode garantir a ele pontos que podem ser trocados por brindes ou descontos. Essa pode ser uma boa moeda de troca para usar com recomendações de novos usuários e, dessa forma, trazer um número maior de clientes para a sua página ou aplicativo.
Sabemos que as pessoas são competitivas, e nos games essa é uma máxima seguida em vários títulos, sejam eles novos ou antigos. Dessa forma, você pode criar um ranking onde mais benefícios são oferecidos conforme o número de compras realizadas pelo cliente (um exemplo bem conhecido por diversas pessoas é o sistema de níveis do Mercado Livre).
Oferecer uma experiência leve e agradável ao seu cliente é uma forma de melhorar a interação com ele. Essa também é uma forma prática de fazer com que ele crie uma identidade com a marca, fazendo com que o seu estabelecimento seja lembrado antes de outros concorrentes.
Outro ponto importante oferecido pela gamificação no e-commerce é a possibilidade de ter informações mais precisas sobre o perfil do seu público, considerando os jogos que ele escolhe ou mesmo algumas ações tomadas na partida.
Para estabelecimentos que costumam ter lançamentos constantes, a gamificação pode ajudar a gerar um hype nos clientes, especialmente quando aliada a promoções e descontos.
Para implantar a gamificação em seu e-commerce, você deverá saber que todo jogo tem seus princípios básicos. Assim, eles precisam apresentar:
Outro ponto importante é respeitar alguns pilares para entregar uma experiência completa: o gatilho (ou seja, a motivação pela ação indicada), o investimento (neste caso, o esforço no seu jogo), a ação (a forma como vai acontecer a partida) e a recompensa.
Antes de qualquer coisa, você deve entender qual é o objetivo de implementar um jogo em sua loja virtual e qual será o objetivo dele. Eles devem levar em conta o perfil do seu cliente, bem como as características psicológicas e emocionais dele.
Assim, para que a sua estratégia de gamificação tenha sucesso, é preciso que ela faça sentido para os participantes, ou seja, para o seu público-alvo. A primeira dica é fazer um teste com um jogo mais simples para mensurar a receptividade do seu consumidor.
Ah, outro ponto importante é pensar em uma boa recompensa para os seus jogadores – afinal, ninguém estaria interessado em passar um mês acumulando pontos em uma partida para ganhar R$ 1 de desconto, não é mesmo? Dessa forma, tente oferecer algo que corresponda ao esforço entregue pela sua comunidade. Falaremos mais sobre isso a seguir.
Um dos gatilhos fundamentais da gamificação é o sistema de recompensas. As premiações devem ser relevantes, e o jogador deve conseguir acompanhar o seu desempenho. Alguns exemplos de recompensas que vêm sendo utilizadas são o sistema de pontos, as medalhas fictícias, os programas de fidelidade ou, até mesmo, os prêmios.
É muito interessante estimular a competitividade, tendo um acompanhamento dos pontos e a medição do desempenho. Saiba que receber as recompensas faz toda a diferença para o seu cliente. Eles são atraídos pelo prazer do desafio. As pessoas querem, a todo o momento, superar-se ou superar o próximo.
Contudo, lembre-se que, para obter um bom resultado com essa estratégia, é fundamental cumprir com o prometido. Caso contrário, em vez de reter o cliente, é possível perdê-lo. Assim, o sistema de recompensas deve ser oferecido de forma que possa ser cumprido.
Com o feedback do cliente, você poderá proceder com as melhorias necessárias, não só relacionadas ao jogo, mas também ao seu negócio, ao seu produto ou a outros aspectos do seu e-commerce. Por isso, os dados devem ser monitorados constantemente.
Uma dica valiosa é atrelar esses jogos às redes sociais, como Facebook e Instagram, já que são terrenos férteis para divulgar seu negócio e ganhar mais visibilidade. Outra sugestão é contar com os influenciadores digitais, pois eles representam uma ótima estratégia para a geração de credibilidade e confiabilidade para a sua empresa.
Se precisar de apoio para utilizar a gamificação no e-commerce para envolver seu consumidor, saiba que existem empresas que podem dar a você todo o suporte necessário, a fim de ajudá-lo a começar a comercializar na internet ou a vender mais.
Várias empresas de sucesso estão utilizando essa técnica em seus contextos, e os resultados têm sido favoráveis. Então, não fique de fora dessa! Aproveite essa tendência que está em crescimento e seja um empreendedor virtual de sucesso!
A somatória de pontos é uma das estratégias mais comuns em diversos estabelecimentos. Entre os principais exemplos, podemos mencionar a Shopee. Ao realizar compras ou se aventurar em um dos games dentro do aplicativo, você ganha moedas que podem ser trocadas por descontos. Cada 100 moedas equivale a R$ 1 no checkout.
Outra forma bastante conhecida para gerar uma boa experiência de gamificação é com a análise de produtos. Essa é a melhor forma de propaganda boca a boca, já que muitos compradores costumam ficar atento ao que é dito sobre os produtos (especialmente por outros compradores) antes de finalizar uma compra.
Por conta disso, vale a pena liberar uma experiência de gamificação no e-commerce por meio das análises, oferecendo graus diferentes de pontuações para quem só escreve algum comentário e para quem também publica foto ou vídeo do material recebido.
Em muitos games temos o conceito de passar de fase para progredir. Dessa forma, existe a possibilidade de integrar um sistema parecido em sua loja quando falamos em gamificação no e-commerce.
Existe a possibilidade, por exemplo, de criar uma barra de progresso visível sempre que o usuário fizer o login e entregar algumas recompensas conforme o número de compras. Após cinco compras, por exemplo, ele pode receber um cupom de desconto, frete grátis em um pedido na décima compra e por aí vai.
Curtiu este post sobre gamificação no e-commerce? Continue com a visita em nosso blog e aprenda como criar um site otimizado e que gere lucros ao seu negócio. Boa leitura!
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Deixe um comentário