DLoja Virtual
MENUMENU
  • Home
  • Blog
MENUMENU
  • Home
  • Blog
DLoja Virtual
DLoja Virtual > Atendimento ao Cliente > Clientes > Marketing de atração: melhores estratégias para atração e venda

Marketing de atração: melhores estratégias para atração e venda

Por Marcio Eugênio | 29/03/2021 (Atualizado em 01/02/2023)
5038
|
0
Marketing de atração: melhores estratégias para atração e venda

Marcas sempre tiveram uma receita de como se comunicar com seu público e, por meio disso, vender seus produtos. Só que ao longo dos anos, especialmente por conta do avanço da tecnologia, isso mudou. As abordagens recorrentes, em qualquer veículo, e sem muita segmentação passaram a dar lugar ao marketing de atração.

Essa prática se tornou uma das principais maneiras de fazer com que o público tenha consciência da sua marca e se interesse pelo que você vende. Assim, de maneira mais passiva, empresas têm conseguido resultados incríveis. Isso só é possível porque há estratégias sólidas compondo o trabalho do marketing de atração.

Neste post, mostraremos o que é essa prática, como ela deve ser feita e quais resultados pode trazer para as empresas. Confira!

O que é marketing de atração?

O marketing de atração, ou inbound marketing, é uma prática focada em executar ações que façam com que o público seja captado. Em vez de adotar ações mais invasivas, como comerciais de TV, as empresas focam em atrair apenas quem faz sentido para a empresa. Neste caso, chamamos essas pessoas de público qualificado.

A principal característica do marketing de atração é desenvolver campanhas automatizadas e segmentadas. Assim, só se capta a atenção de quem faz parte do público-alvo da marca. Esse tipo de campanha traz muitas vantagens, especialmente no volume de conversões e na gestão do orçamento de marketing.

Como funciona o marketing de atração?

O marketing de atração é uma prática estruturada em quatro etapas principais: atração, conversão, fechamento e encantamento. A seguir, entenda como funciona esse ciclo e qual é o objetivo de cada fase.

Atração

A etapa de atração consiste em criar conteúdos capazes de gerar interesse em usuários da web. Por meio de blog posts, vídeos, e-books e outros formatos, esse lead é atraído graças a dois fatores fundamentais: otimização em SEO nos conteúdos e qualidade do que é oferecido. Essa é a combinação perfeita para atrair e seguir o ciclo do inbound.

Na atração, a pessoa atraída vai descobrir que tem um problema e que você pode ajudá-la a resolver. Isso depende de um conteúdo de qualidade!

Conversão

A etapa de conversão é quando sua estratégia capta o contato daquela pessoa que acessou seu conteúdo. Em outras palavras, esse é o momento em que você consegue um lead!

Mais uma vez, é preciso reforçar: você só consegue o lead se o seu conteúdo apresentar algo interessante. Por isso, sua estratégia precisa estar alinhada com o que o público-alvo deseja e espera.

Fechamento

O fechamento é quando a conversão acontece. Nesse momento, o lead conquistado se interessou pela sua oferta, consumiu outros conteúdos e está prestes a comprar.

Por isso, esse é o momento em que sua estratégia de atração precisa oferecer conteúdos que falam sobre as vantagens do produto da sua marca. No geral, é uma fase de convencimento que, se bem feita, vai resultar na compra.

Encantamento

Esse é o momento que podemos considerar como pós-venda, ou seja, já houve a conversão e agora é hora de manter o cliente satisfeito.

Para isso, é possível enviar e-mails com novos conteúdos, fazer contatos para saber da satisfação dessa pessoa com o que ela comprou e, de maneira geral, se manter por perto. O objetivo é manter um canal aberto e uma relação mais sólida.

Como é feito o marketing de atração nas redes sociais?

As redes sociais são uma das principais fontes de tráfego. Nas mais variadas plataformas, como Facebook, Instagram e Twitter, é possível captar a atenção das pessoas e levá-las a todo o ciclo do inbound.

A seguir, veja como esse trabalho é feito, passando por cada uma das etapas e explicando como elas são executadas nas redes sociais!

Etapa de atração nas redes sociais

As redes sociais são ótimas plataformas de replicação de conteúdo. Por isso, tudo que você posta no seu blog pode ser também divulgado nesses perfis. Mostre ao seu público que há um novo conteúdo de qualidade esperando por ele!

Etapa de conversão nas redes sociais

Na conversão, a ideia é fazer publicações que estimulem a interação. Posts com enquetes ou que apenas geram essa oportunidade são as melhores formas de conseguir isso. A partir daí, fica mais fácil conquistar leads.

Etapa de fechamento nas redes sociais

As conversões podem ser geradas quando você já está certo de que seu público está devidamente educado sobre seu produto. Por isso, se você já passou por conteúdos de atração e conversão impulsionados nas suas redes, é hora de publicar links para o seu e-commerce.

Etapa de encantamento nas redes sociais

A principal forma de aplicar a etapa de encantamento nas redes sociais é disponibilizar atendimento nas suas páginas em cada plataforma Por isso, torne-as canais eficientes em que você pode responder seu público no tempo certo.

Como é feito o marketing de atração no YouTube?

O marketing de atração também pode ser aplicado no YouTube. Veja como conduzir cada uma das etapas a seguir!

Etapa de atração no YouTube

Na atração, o trabalho precisa focar em educar o público. Por isso, se sua marca já tem uma audiência fiel e que consome os conteúdos do YouTube, aproveite esse canal para produzir vídeos sobre assuntos relacionados ao seu negócio.

Etapa de conversão no YouTube

A conversão pode ser feita com conteúdos mais avançados, que falem sobre um tipo de produto, como tênis de corrida. Você o vende, mas ainda não fala dos que sua empresa tem. Nesses vídeos, peça para que seu público se inscreva em newsletters ou ofereça links para que eles se cadastrem e recebam algum conteúdo especial.

Etapa de fechamento no YouTube

Nesta etapa, não há mistérios. O conteúdo dos vídeos precisa falar sobre um produto específico que sua marca vende. Uma boa ideia é produzir reviews sobre eles e, no fim, disponibilizar um link em que o consumidor pode fechar a compra.

Etapa de encantamento no YouTube

Encante sua audiência criando conteúdos que solucionem dúvidas, como FAQs, dicas de limpeza de um produto ou qualquer conteúdo relacionado ao que você vende. Não se esqueça de informar que há canais à disposição para atendimento.

Quais são os benefícios do Inbound Marketing?

A seguir, saiba como as estratégias de atração podem trazer grandes benefícios à sua empresa!

Redução de custos

O inbound marketing é muito mais barato do que o marketing tradicional. O investimento de criar posts, vídeos e e-books é menor do que, por exemplo, veicular um comercial na TV. Além disso, há a questão da segmentação. Se você atrai somente quem interessa, as chances de conversão são maiores. Assim, você investe pouco e tem um bom ROI.

Publicidade contextualizada

Toda estratégia inbound deve partir, primeiramente, do entendimento do público-alvo, o que permite criar personas. Assim, se você entende o perfil do seu consumidor, é mais fácil criar conteúdos com chances de captar a atenção deles. Isso significa que a sua publicidade é contextualizada com as necessidades e problemas daquelas pessoas.

Melhora do relacionamento com o consumidor

Oferecer conteúdos de valor é algo que o público valoriza, afinal, ele encontra algo relevante para ele. Por isso, marcas conseguem se aproximar do consumidor e manter um relacionamento mais satisfatório e que não foca só na venda.

Como aplicar inbound marketing?

Que tal saber as principais dicas de como aplicar o inbound marketing na sua empresa? Separamos as mais importantes e as explicamos a seguir!

1. Use o blog e aplique técnicas de SEO

Ter um blog é fundamental para criar conteúdos que vão atrair seu público. O consumidor, atualmente, faz muitas buscas na web sobre temas e produtos que está em busca. Por isso, se seus conteúdos do blog estiverem otimizados em SEO, eles serão facilmente encontrados por essas pessoas. Assim,você terá tráfego qualificado e conversões!

2. Envie newsletter

A newsletter é fundamental de duas formas: primeiramente, quando você a oferece, consegue conquistar um lead. Além disso, a oferta de conteúdo recorrente ajuda a educar o lead e torná-lo preparado para a conversão. Com um ciclo de conteúdos oferecidos estrategicamente é possível, ao fim, gerar uma venda.

3. Crie estratégias de e-mail marketing

As estratégias de e-mail marketing são fundamentais para que você possa nutrir seu lead, ou cliente, por e-mail. Essa recorrência nos contatos ajuda a manter as pessoas conscientes sobre sua marca. Além disso, o e-mail segue como uma ótima ferramenta de manter contato e gerar conversões.

5. Ofereça materiais ricos

Os materiais ricos são conteúdos que ajudam a educar a sua audiência e leads. Eles têm a proposta de preparar seu público para as etapas finais do ciclo, chegando até a venda. Esses materiais podem ser e-books, infográficos, manuais, entre outros formatos. O importante é que eles eduquem e levem conteúdo relevante.

O marketing de atração é uma prática fundamental nos dias de hoje, sobretudo porque estamos na era da transformação digital. Por isso, com baixo investimento, mas com segmentação precisa, sua marca atrairá tráfego qualificado, conquistará leads e venderá mais!

Curtiu este post? Agora aproveite e saiba como ter uma estratégia rentável de marketing de conteúdo!

[rock-convert-cta id=”23969″]

Categorias

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

« Poder da marca: 4 dicas para reforçar a marca de um e-commerce
Como montar um site de vendas em 12 simples passos Infalíveis »

Posts relacionados

Quais são as tendências para redes sociais em 2023?

Como fazer um anúncio: 5 passos para fazer anúncio que vende

Publicar anúncios gratuitos: como fazer? 9 sites para anunciar

Comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A D Loja Virtual

  • Sobre
  • Histórias de clientes
  • Parcerias

Redes Sociais

Siga a D Loja Virtual nas principais redes sociais

facebook
instagram
youtube
Linkedin
Telegram

Universo D Loja



Atendimento

comercial@dlojavirtual.com

Rua Quinze de Janeiro , 521
Bairro – Centro
Canoas – RS
CEP: 92010 – 300

CNPJ: 12.448.183/0001-91

Links úteis

  • Guia de Como montar uma loja virtual